21 maio 2010

O futuro das baleias em discução

Cientistas e representantes governamentais de 11 países latino americanos se reunem na Costa Rica. Esses países compoem o chamado Grupo Buenos Aires e participam da CIB ( Comissão Internacional da Baleia).



A CIB está discutindo um pacote de negociação que colocaria em perigo a conservação mundial das baleias pois a proposta legaliza a caça comercial das baleias, permitindo o comércio internacional de seus produtos e cobrando dos países-membros o custo de monitorar a referida caçada.

─ Estamos profundamente preocupados com o rumo que está tomando a proposta, já que levanta de fato a moratória sobre a caça comercial, destruindo o maior êxito da história do direito ambiental internacional ─ afirmou Elsa Cabrera, do Centro de Conservação Cetácea do Chile.

As organizações ambientais da região discutem qual será o pedido da sociedade civil aos governos latino-americanos. Essa reunião é patrocinada pela WSPA e entre os presentes se encontram a Coalisão Costarriqueense pelas Baleias, Greenpeace, Fundação Yubarta da Colombia, OCC do Uruguay, CCC do Chile, Instituto Baleia Jubarte do Brasil, Foundação Whale do Pacifico do Ecuador, ECOCEANO México, ICB e Cethus da Argentina, Asociacição Verde do Panamá e Jóvens Ambientalistas da Nicarágua.

A caça comercial está proibida há mais de vinte anos. Porém alguns países, como Noruega e Japão continuam caçando baleias. Isso significa que cerca de 2.500 baleias ainda são mortas todos os anos em caçadas cruéis e desnecessárias que lhes causam intensa dor e agonia.

1 Comentário:

Suziley disse...

Que mais do que as reuniões e conversas, que as baleias sejam realmente cuidadas e preservadas!! Bom sábado, Cleisson, bom final de semana. ABraços :)

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo