A riqueza de biodiversidade brasileira
Há um consenso geral de que o Brasil é o páis que tem o maior número de vertebrados e invertebrados terrestres do mundo. Esta alta diversidade de fauna pode ser explicado em parte pelo tamanho do Brasil e pela grande variação de ecossistemas como Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.
Os números publicados no Brasil sobre a diversidade de sua fauna variam de fonte para fonte, porque os taxonomistas, às vezes, discordam sobre a classificação das espécies as informações podem ficar incompletas. Além disso, novas espécies continuam a serem descobertos e algumas espécies estão extintas na natureza.
O Brasil tem a maior diversidade de primatas 77 espécies e de peixes de água doce mais de 3000 espécies no mundo. Cogita-se ainda ter o maior número dos mamíferos com 524 espécies, o segundo maior número de anfíbios com 517 espécies e borboletas com 3.150 espécies, o terceiro maior número de aves com 1.622 espécies e a quinta maior população de répteis com 468 espécies.
Existe um elevado número de espécies ameaçadas, muitas das quais vivem em habitats ameaçados, como a Mata Atlântica e a Amazônia. Os cientistas descreveram entre 96.660 e 128.843 espécies de invertebrados no Brasil. De acordo com uma estimativa de 2005 por Thomas M. Lewinsohn e Paulo I. Prado, o Brasil abriga cerca de 9,5% de todas as espécies e 13,1% dos biotas encontrados no mundo. Com uma espécie de ecossistema rico para fauna e flora, o Brasil abriga milhares de espécies, com muitas, se não a maioria delas, ainda por descobrir.
Devido ao aumento econômico e demográfico do país no século passado, a capacidade para proteger os seus habitats está cada vez mais ameaçado.
2 Comentários:
Oi podemos ser parceiros de link
É isso aí este é o ano da biodiversidade em especial!!
Um bom dia, :)
Suziley Silva.
http://arslitterayelizus.blogspot.com
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson