07 maio 2009

Frutas e Legumes na dieta

Os legumes e as frutas são alimentos muito atraentes pelas suas cores, formas, cheiros e sabores. No entanto, muitas crianças, jovens e até adultos não têm hábito de os consumir apesar da campanha "5 por dia" divulgada em inúmeros países que aconselha a que se comam cinco porções destes alimentos todos os dias.

Os legumes devem devem seguir a regra da atração visual em primeiro lugar para atrair principalmente nas crianças o interesse de experimentar, dai seguidamente observar quais tipos desses agradam mais e quais devem ter um pouco mais de persistência para entrar no cardápio.

Uma boa forma de consumir vegetais é em sopas. Mas atenção, os pais têm de dar o exemplo!As crianças são especialmente atraídas pela cor. Para obter pratos coloridos, cortam-se os legumes miudinhos e misturam-se em massas, arroz ou picados ou ainda dissimulados num molho de pizza, por exemplo.

Os frutos podem ser ingeridos em simultâneo com o prato principal, em sumos, batidos de leite ou incorporados num iogurte como sobremesa.O grupo dos frutos e produtos hortícolas é na roda dos alimentos, o grande fornecedor de vitaminas e sais minerais. São alimentos de baixo teor calórico e por serem ricos em fibras contribuem para a saciedade, sendo por isso muito importantes na prevenção e combate à obesidade.

É preferível consumir alimentos da época e de preferência produzidos localmente. Isso implica maior garantia das suas qualidades nutricionais, menor recurso a processos artificiais de conservação e, normalmente, um preço mais baixo.

Podem-se ter de reserva vegetais ou frutas em conserva ou congelados para quando não chegou em tempo para comprar os frescos. É preferível consumi-los desta forma do que não comer. Entre os vegetais conservados, os congelados são os que preservam mais as suas características nutricionais desde que sejam respeitadas todas as regras de congelação.

Cebola ou alho picados, brócolos, couve-flor, feijão-verde, milho, cogumelos, espinafres, ervilhas, favas, alho-francês ou castanhas são alguns exemplos de alimentos congelados que permitem confeccionar uma infinidade de pratos em tempo recorde.

Também as leguminosas grão, feijão, favas, ervilhas e os frutos enlatados, desidratados ou secos deverão estar sempre presentes na nossa despensa.

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