Jaguatiricas de Proveta
Embriões congelados da espécie ameaçada de extinção foram transferidos para o útero de 8 fêmeas.
Uma organização não-governamental em Jundiaí, a 58 quilômetros de São Paulo, comemora um ano e três meses de vida das primeiras jaguatiricas de proveta nascidas na América Latina. São dois filhotes que receberam o nome de Lua e Bah, eles fazem parte de um experimento inédito realizado na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí.
Eles foram gerados por inseminação artificial. Embriões congelados há 5 anos foram transferidos para o útero de oito fêmeas e três filhotes nasceram. Apenas um não sobreviveu. Os pesquisadore consideram a técnica um sucesso e preparam a continuidade do trabalho.
Há cerca de 50 embriões congelados de jaguatirica e dez de gato-do-mato pequeno. Em julho, a ONG planeja fazer novas inseminações utilizando materiais genéticos das duas espécies. Com a tecnologia, é possível garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção. Acredita se que em breve poderá ser utilizada a mesma técnica com felinos de porte maior, como a onça pintada, que está cada vez mais difícil de ser encontrada nas matas brasileiras.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson