02 abril 2009

Estamos pertos de uma extinção em massa

"Perto do fim" é o título de mais uma reportagem da National geografic que tras em suas linhas uma matéria sobre a ameaça de extinção que corre os anfibios: sapos, rãs e outros.

Segundo a matéria um fungo desfecha o golpe fatal nessas espécies ja muito ameaçadas pela perda do seu habitat e pelas mudanças climáticas.


Os anfíbios estão entre os grupos mais atingidos pelas inúmeras pressões que hoje recaem sobre a fauna selvagem. Nada menos do que metade de todas as suas espécies está ameaçada.


Estas espécies sobreviveram a epócas em que o planeta viveu uma extinção em massa e que poucas especies conseguiram sobreviver, porém nos tempos modernos podemos dizer que nosso planeta se ve ameaçado por uma novo fase de extinção em massa essa provocada por efeito extufa, aquecimento global , desmatamento e poluição. A redução da biodiversidade alcançou níveis jamais vistos desde o fim do Cretáceo, há 65 milhões de anos.


Os anfibios são vulneraveis a alterações climáticas e tem pouca capacidade de resistencia a grande elevação de temperatura.


Esforços de resgate vão resguardar alguns animais até que passe a onda de extinção. E, pelo menos em laboratório, os cientistas já conseguiram curar rãs de uma doença fúngica que vem devastando populações em todo o planeta.


As rãs e os sapos desempenham papéis ecológicos em muitos ecossistemas. Eles controlam a população de insetos e servem como fonte de alimento para muitos animais de maior porte.

1 Comentário:

Efigênia Coutinho disse...

"Estamos pertos de uma extinção em massa"

Meus cumprimentos ao belo trabalho aqui contido, serei uma seguidora deste Planeta do Bem,
Efigênia Coutinho

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo