27 março 2009

A tradição do Bacalhau na Semana Santa

O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que já o pescavam desde o século XIV, época das grandes navegações.

Nas tradições cristãs, os adeptos da religião deveriam manter um regime rigoroso, que excluía o consumo de carnes vermelhas "comidas quentes", devendo seguir uma dieta de comidas frias, como os peixes. O consumo de bacalhau era extremamente incentivado pelos comerciantes, como substituto dos alimentos proibidos. O bacalhau então passou a ter uma ligação estreita com a cultura do povo português.

Atualmente, o bacalhau é um alimento amplamente consumido no Brasil durante a sexta-feira santa. Tradicionalmente, durante esta data é comum às famílias se reunirem ao redor de uma mesa e saborearem uma das receitas, muitas vezes familiares, da bacalhoada.

É muito comum que se encontre para vender nos mercados brasileiros peixes semelhantes ao bacalhau, que porém não o são. O bacalhau verdadeiro é largo e alto, com lombos bem grossos. Seu rabo possui cor uniforme e bordas brancas indicam que o peixe não é o verdadeiro bacalhau do Porto. A cor de seu corpo é puramente branca, sendo os peixes mais amarelados de uma outra espécie.

Uma receita portuguesa tradicional
Bacalhau assado com batatas a murro

Ingredientes:
Postas de bacalhau seco bem demolhado, de preferência altas
Batatas novas pequenas
Cebolas pequenas
Alho
Azeite
Vinagre
Sal
Pimenta-do-reino

Preparação
Assa-se o bacalhau na brasa e as batatas num tabuleiro, no forno ou nas brasas, juntamente com as cebolas sem descascar.
Quando tudo estiver pronto, lasca-se o bacalhau para uma malga ou alguidar, dá-se um "murro" nas batatas para as abrir, e descascam-se as cebolas assadas que se cortam ao meio. Junta-se tudo ao bacalhau.
Tempera-se com alho picadinho, um pouco de pimenta-do-reino e de vinagre, e muito azeite novo. Mistura-se bem e acompanha-se com pão de mistura ou broa.

Essa e outras receitas você encontra Aqui

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo