História e curiosidades sobre os carros
A palavra automóvel surgiu na França em 1875 e vem do grego autos, que significa por si só e do latim mobilis, que quer dizer móvel.
Em 1876, o Engenheiro alemão Nikolaus Otto desenvolveu o motor agosto uma explosão para álcool, gasolina ou gás, que substituiu os motores à vapor usados até então nas primeiras experiências na construção de automóveis.
O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil foi em 1897, quando o poeta Olavo Bilac colidiu com uma árvore. Se ele se feriu ninguém sabe, mas com certeza sobreviveu uma vez uma que veio falecer apenas em 1918.
Alguns Fabricantes de veículos e vários borracheiros de todo o país recomendam uma troca de pneus de um carro a cada 30,000 km. Acha pouco? Saiba então que os primeiros pneus de borracha a serem usados em carros em 1895, adaptação dos pneus antes usados em bicicletas pelo francês Edouard Michelin, duravam em média 150 km.
Utilizando um motor de origem francesa, o inventor paulistano Paulo Bonadei foi o primeiro um montar um carro no Brasil. O veículo ficou pronto em 1905, quando Paulo percebeu um pequeno detalhe: o Protótipo era maior que a porta da garagem, que teve de ser alargada.
O Volkswagen fusca é um dos carros mais vendidos da história da indústria automobilística. O fusca, o Volkswagen (carro do povo, em alemão), é o modelo de carro mais popular de todos os tempos. Foi projetado por Ferdinand Porsche e imediatamente aprovado por Adolf Hitler, que utilizou variações do modelo para fins militares, inclusive durante a II Guerra Mundial. Sua fabricação no Brasil começou em 1959 e Parou em 1986. A pedido do então presidente Itamar Franco, o fusca voltou a ser produzido em 1994. Além de sair da fábrica com um preço muito semelhante ao Gol 1000 ou qualquer outro popular da época, sua montagem era bem mais complicada, uma vez que tinha praticamente o dobro de peças comparado a um carro moderno. Parou novamente de ser fabricado em 1996. O fusca é chamado em inglês de beetle ou besouro, tanto que uma nova geração é conhecida como New Beetle. Em Portugal, o Beetle foi apelidado de "Carocha". A produção do Beetle continuava no México e só durou até 2003 por causa das novas leis de emissão.
Volkswagen Gol veio com a missão de substituir o fusca e foi muito além disso, sendo líder absoluto de vendas há quase 30 anos.
Com o aumento da velocidade dos carros fabricados a partir da década de 50 ao número de acidentes aumentou muito em relação a períodos anteriores. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel estadunidense com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette. No Brasil este item importantíssimo foi considerado obrigatório, a partir de 1969.
O primeiro automóvel a circular fora do planeta Terra foi um jipe de seis rodas e motores elétrico usado pela Missão Apollo 15 em 1971, usado na Lua.
Os primeiros Fabricantes uma colocarem air bags em seus carros foram um General Motors e a BMW, a partir de 1974. Mas desde os anos 50 já existiam carros com air bags colocados sob encomenda fora das linhas de montagem.
O primeiro carro nacional a ser vendido com injeção eletrônica no Brasil foi o Volkswagen Gol GTI, fabricado a partir de 1989. No entanto o primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o Volkswagen Fox, Volkswagen Voyage para exportação, em 1988. Hoje todos os modelos brasileiros SAEM de fábrica com esta característica.
O sedan Pronto Spyder, mostrado no Salão do Automóvel de Detroit em 1997, nunca enfrentará problemas com a ferrugem pois sua carroceria é feita de polietileno, o mesmo material usado em garrafas de refrigerante.
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