21 março 2009

Classificação das Fibras Alimentares

Os nutricionistas classificam as fibras dietéticas de acordo com a sua capacidade para se dissolver em água. As pectinas, gomas, mucilagens, e algumas hemiceluloses dissolvem-se em água e por isso são denominadas de fibras solúveis.


A celulose, algumas hemiceluloses e a lignina não se dissolvem em água e por isso são consideradas fibras insolúveis.

Apenas os alimentos vegetais apresentam fibras dietéticas. Entre os alimentos ricos em fibras dietéticas incluem-se os cereais e sementes integrais tais como o arroz integral, a aveia, os legumes tais como o feijão, os grãos, as ervilhas, as lentilhas, e de um modo geral as frutas.

A aveia integral, os legumes, a fibra de soja, e algumas frutas são ricos em fibras solúveis, enquanto que o trigo integral, e a maior parte das sementes e cereais são ricos em fibras insolúveis.

As fibras solúveis da aveia demonstraram ter a capacidade de ajudar a baixar os níveis de colesterol e por isso têm sido adicionadas a algumas misturas de cereais para pequeno almoço e sumos.

Wikipedia

2 Comentários:

Leandro da silva disse...

alimento rico em fibras, é muito bom, por isto não poderia deixar de falar do goji berry.



Das muitas variedades de Lycium, o tibetano Lycium Berry ganhou o respeito dos grandes médicos do Tibete ao longo destes muitos séculos e foi cunhado com 'Goji "o nome. Ela cresce em áreas remotas montanhas e vales não poluído do Tibet e da Mongólia, em solo tão rico em nutrientes que os frutos estão explodindo com esta vitalidade nutrientes especiais densa. Aqui estão apenas algumas maneiras de Goji dar suporte a uma vida saudável.
Protege o fígado - menos fadiga
Ajuda a visão - suporta a função renal
Avança a atividade metabólica - diluição de gordura e auxilia a digestão, a função imunológica - Linfócitos, interleucina-2, Imunoglobulina
Melhora a circulação - apoia a distribuição de nutrientes e os níveis de energia de qualidade
Melhora a função sexual e a fertilidade - aumenta o desejo sexual e energia
Promove vida longa - revitaliza o sangue e todos os órgãos internos
Rica em fitonutrientes, antioxidantes, especialmente os carotenóides, como betacaroteno e zeaxantina.
Estudos estão mostrando que as bagas de Goji pode impedir o crescimento de células cancerosas, reduzir a glicose no sangue e níveis de colesterol.
Goji contêm polissacarídeos bioativos (LBP) - indicadores chaves para a construção da resposta imune
Deguste cada fruto individualmente ou adicione-o aos cereais quentes, sucos de frutas liquidificador, acrescente um punhado de sua garrafa de água e poderás comê-los a vontade. A utilização em mistura da fuga, sopas, frutas inteiras e barras de castanha, bolos, biscoitos, chá e frutas, misturas de sucos. Para diversas maneiras de apreciar este baga especial. seja criativo ao gerar receitas de sucos ou até mesmo saladas com os frutos e as folhas do goji. Saiba mais: http://mudasdegoji.blogspot.com/2011/05/bagas-de-goji.html

Cleisson disse...

Leandro
Obrigado pela colaboração

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo