Dengue continua sendo ameaça crescente no Brasil
O combate ao mosquito transmissor é o único elo passível de intervenção no controle da doença, pois não existe vacina ou tratamento específico. No verão passado, o Estado do Rio sofreu a mais grave epidemia de dengue de sua história. Além disso, um grande número de crianças foi atingido, fato inusitado. A combinação desses dois eventos mobilizou a sociedade e aumentou a percepção da necessidade de uma política mais eficiente de controle desse importante problema de saúde pública. Percebendo essa questão, muitas campanhas eleitorais abordaram explicitamente a questão da dengue - espera-se que agora os eleitos implementem suas propostas.
A própria mídia começou a alertar a sociedade sobre a doença bem antes do início do verão.A dengue não é uma doença de fácil controle. Além das questões climáticas, a urbanização desordenada, a grande aglomeração populacional, as deficiências no suprimento de água, a ausência de destino adequado do lixo com o acúmulo de recipientes plásticos não biodegradáveis no ambiente são macrofatores que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
As áreas que ainda não foram muito atingidas em 2008 e que possuem um elevado índice de infestação do mosquito, correm risco de epidemias neste verão. Justamente nestas áreas deve-se intensificar o combate ao vetor e capacitar os profissionais de saúde e organizar os serviços.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson