04 fevereiro 2009

Dengue continua sendo ameaça crescente no Brasil

O combate ao mosquito transmissor é o único elo passível de intervenção no controle da doença, pois não existe vacina ou tratamento específico. No verão passado, o Estado do Rio sofreu a mais grave epidemia de dengue de sua história. Além disso, um grande número de crianças foi atingido, fato inusitado. A combinação desses dois eventos mobilizou a sociedade e aumentou a percepção da necessidade de uma política mais eficiente de controle desse importante problema de saúde pública. Percebendo essa questão, muitas campanhas eleitorais abordaram explicitamente a questão da dengue - espera-se que agora os eleitos implementem suas propostas.

A própria mídia começou a alertar a sociedade sobre a doença bem antes do início do verão.A dengue não é uma doença de fácil controle. Além das questões climáticas, a urbanização desordenada, a grande aglomeração populacional, as deficiências no suprimento de água, a ausência de destino adequado do lixo com o acúmulo de recipientes plásticos não biodegradáveis no ambiente são macrofatores que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

As áreas que ainda não foram muito atingidas em 2008 e que possuem um elevado índice de infestação do mosquito, correm risco de epidemias neste verão. Justamente nestas áreas deve-se intensificar o combate ao vetor e capacitar os profissionais de saúde e organizar os serviços.

Fonte: JB Online. 20/01/09
Os elevados indices de chuva nesse periodo torna- se mais um desafio na tentativa de controle do mosquito, pois faz com que aumente consideravelmente o número de depositos com água limpa e parada, o local ideal para o desenvolvimento das larvas.
Algumas dicas para você ajudar no combate ao aedes aegipty:
Manter o quintal de casa sempre limpo tirando todos os possíveis depoistos de água:
garrafas, sacolas plasticas, tampas de garrafas, pneus, brinquedos velhos, etc.
Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas.
Manter caixa d'água, tanques, tambores, latas que não estejam em uso virados para baixo e se possivel em lugares cobertos.
Mater os pneus velhos na garagem ou elimina-los de maneira adequada.
Não cubra os materiais de construção com lona pois elas acumulam muita água.
O que não for possivel eliminar deve ser verificado diariamente e acabar com as poças de água.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo