28 janeiro 2009

"Pessoas da Floresta" Orangotangos

Pongo pygmaeus

O Orangotango têm entre 1,10 e 1,40 m de altura e pode pesar até 90 kg, o que os faz a segunda maior espécie de primata do mundo.
É um animal quadrúpede da ordem dos primatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.
Em perigo crítico, por causa da desmatação que as florestas têm sofrido, para aproveitamento das madeiras. Segundo os cientistas, restam pouco mais de 100 000 orangotangos no mundo, sendo que o rápido crescimento do ritmo de devastação permite fazer a previsão que a extinção da espécie ocorrerá em algumas décadas.
A esperança de vida dos orangotangos é de 60 anos, em cativeiro, supondo-se que em estado selvagem vivam menos tempo.
Os indivíduos que vivem em cativeiro são mais robustos.
Assim como o Bonobo, o Chimpanzé e o Gorila, o Orangotango é notavelmente semelhante ao ser humano, em termos de anatomia, fisiologia e comportamento. Como os outros grandes primatas, os Orangotangos são muito inteligentes.
Pouco se sabe sobre a inteligência dos orangotangos. Os poucos testes que foram feitos demonstraram uma grau de raciocínio e memória (principalmente memória) altos, perdendo apenas para o chimpanzé e é claro, não podemos nos esquecer, o homem.
As observações do orangotango em seu habitat natural demonstraram que, assim como os gorilas, só que em bem menor grau, possuem conhecimento sobre plantas, comendo-as de acordo com o que desejam curar.
único teste que os orangotangos ganham dos chimpanzés e até de humanas, é o teste do labirinto. Esse animal é campeão no senso de localização, também, vivendo a 50 metros de altura todos os galhos parecem iguais e formam um labirinto. Para viver em tal habitat é de profunda importância que saibam se localizar.
A maior reserva de orangotangos do mundo, em Kalimantan, ilha de Bornéu, Indonésia,desaparecerá em três anos devido ao aumento das plantações de óleo depalma, denunciou a organização não-governamental "OrangutanProtection".

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo