16 novembro 2008

Efeito estufa está ameaçando patrimônios da humanidade

A Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) disse que o efeito estufa está ameaçando patrimônios da humanidade como o Monte Everest, no Nepal, a
Grande Barreira de Corais
, na Austrália.

A reunião de dois dias tem como objetivo desenvolver planos de ação para minimizar a ameaça.

Grupos ambientalistas querem que as medidas incluam promessas de redução nas emissões de dióxido de carbono, mas os Estados Unidos dizem que a Unesco não tem autoridade para agir na questão do aquecimento global.

Há 18 meses, grupos ambientalistas vêm alertando a Unesco de que quatro monumentos naturais estão ameaçados pelo efeito estufa.

Eles são o Parque Nacional Sagarmatha, no Himalaia; a Barreira de Corais de Belize; a Geleira Waterton no Parque Internacional da Paz na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá e o Parque Nacional de Huascarán, no Peru

Segundo os ambientalistas, esses monumentos estão ameaçados pelo aumento da temperatura ambiente e a acidificação dos oceanos.

A Unesco, no entanto, vai ainda mais longe.

A organização incluiu na lista a Grande Barreira de Corais, na Austrália; o Fiorde Ilulissat, na Groenlândia, e o Monte Kilimanjaro.

Também foram incluídos monumentos construídos pelo homem, como a Torre de Londres, a cidade de Veneza, as Grandes Mesquitas de Timbuktu e os templos pré-históricos de Hagar Qim em Malta.

Segundo a Unesco, esses monumentos podem sofrer danos e até desabamento por causa da desertificação e de mudanças na temperatura e nas chuvas.

BBC Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo