04 agosto 2009

Cigarro o maior perigo evitável para a sua saúde

Os riscos para a saúde causados pelo tabagismo não são uniformes em todos os fumantes. Os riscos variam consoante a quantidade de tabaco fumado, com aqueles que fumam mais tendo maior risco. Mesmo o tabagismo light ainda é um risco para a saúde. Da mesma forma que o tabagismo "light" não reduz os riscos.

O risco de contrair doenças é diretamente proporcional ao tempo que uma pessoa fuma, bem como a quantidade fumada. No entanto, se alguém pára de fumar, então estas chances diminuem gradualmente e os danos ao seu corpo é reparado. Um ano depois de sair, o risco de contrair doenças cardíacas é a metade do que um fumante.
O cigarro é conhecido por causar câncer em seres humanos, mas não são todas as pessoas que fumam tabaco relacionadas ao desenvolvimento desse mal, porém, com algumas substâncias ou exposição circunstâncias, o câncer pode desenvolver mesmo após breve exposição.

O uso do cigarro mais comumente leva a doenças que afetam o coração e os pulmões, o tabagismo é um importante fator de risco de ataques cardíacos, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema e câncer, particularmente câncer de pulmão, câncer de laringe, boca e pancreáticos.

Globalmente a expectativa de vida também é reduzida em fumantes regulares, com estimativas variando de 2,5 a 10 anos menos do que não fumantes. Cerca de metade dos homens fumantes vão morrer de doença devido ao tabagismo. A associação de tabagismo com câncer de pulmão é mais forte, tanto na percepção pública quanto etiologicamente. As pessoas que fumaram cigarro em algum momento tem cerca de uma em dez chance de desenvolver câncer do pulmão durante a sua vida. Se olharmos para os homens que continuam a fumar o risco aumenta para uma em seis.

Historicamente, o câncer do pulmão foi considerado uma doença rara antes da I Guerra Mundial e foi entendido como algo que médicos nunca mais iriam ver durante a sua carreira. Com o aumento da popularidade do cigarro veio uma epidemia de câncer de pulmão.

A maioria dos cientistas envolvidos na investigação oncológica acreditam que os fatores ambientais, que incluem as pessoas interagindo com alguma coisa, como as escolhas da vida, a sua dieta, medicina natural e radiação, exposição solar, local de trabalho e fatores socioeconômicos que afetam sua sensibilidade, pode ser uma importante contribuição para o desenvolvimento do câncer.

Outros fatores que desempenham um papel importante no desenvolvimento do câncer são as doenças infecciosas, o envelhecimento, bem como a susceptibilidade individual, como predisposição genética.

2 Comentários:

Cris disse...

Olá! Aqui é a Cris do blog LabBio IEE. Vi o seu comentário. Obrigada! =D O TopBlog realmente foi uma boa! Estou conhecendo vários blogs muito interessantes. Parabéns pelo seu blog também! =D
Eu não sou professora, sou apenas colaboradora no LabBio IEE, mas vou passar uma lista por e-mail com os links dos blogs TopBlog Sustentabilidade para todos os nossos professores-colaboradores do departamento de biologia do IEE.
Abraço!!!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo